domingo, 20 de setembro de 2009

HORA DE REZAR PRA PADIM CIÇO E FREI DAMIÃO





Uma pequena amostra da presença nos livretos magrelos de dois grandes missionários do sertão: o italiano (de Bozzano) Pio Gianotti, que no Brasil se tornou conhecido como Frei Damião (1898-1997), e o padre Cícero Romão Batista - do Crato, no Ceará -, o venerado Padim Ciço (1844-1934). Os dois são personagens de muitos folhetos. O Padim, principalmente. Em seu livro A Ideologia do Cordel (Imago Editora, 1976), Ivan Cavalcanti Proença mostra que o cearense ganhou mais espaço na literatura de cordel do que os tiroteios de Virgulino Ferreira, o rei do cangaço.

Então, comecemos com o Padim. Um dia, quando chegou ao Nordeste a notícia de que pretendiam canonizá-lo, houve protestos. Canonizar, não! Por que canonizar quem já morreu santo? O folheto A Opinião dos Romeiros sobre a Canonização de Padre Cícero pela Igreja Brasileira, de Expedito Sebastião da Silva, ele também do Ceará, registra o protesto. Vejamos.


Um comentário:

  1. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir