domingo, 6 de setembro de 2009

Fala de Padre Cícero é preciso ter coragem foi benfeitor excelente com uma alta bagagem tido missionário de Deus conquistou os povos seus pela sua mensagem .

Foi ele o propagador do progresso regional , unido força opostas de forma descomunal , agindo por excelência sempre com paciência tratando a todos por igual .

A história tem princípio , que pra isso há um nexo falando-se claramente sem divergi , sem convexo , profetizar é predizer tudo vinha a acontecer ficava o povo perplexo .

Vou relatar com cuidado como tudo aconteceu desde o seu nascimento !

Padre Cícero nasceu (24 de Março 1844) na cidade do Crato terra dos missionários de gente boa de fato sua terra era assim já trazia cultura enfim , portanto não há boato .

Nasceu de manhã cedo na ainda rua grande lá não tinha hospitais conforme a imprensa explane é o seu nome reveje , e disso ninguém esconde.

Nesse tempo Juazeiro era apenas povoado com seis casas de tijolos e uma capela ao lado com trinta casas de taipa coberta na parte alta o povo era ignorado .

Do Crato ao povoado a estrada era sem pista , seus pais eram chamados Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana sua mãe que tanto ama doutrinária catequista .Irmãs: Maria Angélica Romana (1842 - 1878) e Angélica Vicência Romana (1849 - 1923).

Todos se preparavam pra cerimonia batismal na Igreja da Penha , cuja festa fraternal Manoel A. Nascimento aprontava o paramento juntamente à água e sal .

Após quinze dias fora ele batizado os padrinhos conhecidos , porque era estimado no dia (08 de Abril 1844) parentes , avô e tio viam sonho confirmado .

Com sete anos de vida sai da tutela dos pais , vai estudar o primário pra iniciar seus anais fez a primeira comunhão (15 de agosto 1851) recebendo o perdão e , isso , são bons sinais .

Foi há quinze de agosto na bela matriz do Crato portanto a primeira vez e , isso , não é boato Padre Cícero recebeu conforme o povo seu teve o primeiro mandato .

Com muita fé e amor começara a estudar com padre João Marrocos , que para facilitar um melhor entendimento das regras como instrumento ia ele se dedicar .

Foi ai nesse ínterim que veio se interessar numa obra importante , que fazia ressonar ; São Francisco de Sales precursor dos milagres era história de encantar .

Com a história brilhante por Cícero pesquisada , ele estava em rumo certo a estrada procurada aos doze anos de idade fez voto de castidade , para seguir a jornada .

Seguiu a Cajazeiras com fim de estudar com dezesseis anos ia os estudos renovar ; pro Colégio Padre Rolim partia ele com o fim de ir se aperfeiçoar .

A viagem era longa sem ter "tecnologia" ia de todo jeito através de montaria Cícero Romão Batista assim seguia a pista para futura alegria .

Com a "Cólera-morbo" invadida no Brasil dizimada na Europa não era nada sutil , chegou aqui de repente igual a uma serpente completamente hostil .

Com a chegada do mal , gerou mais concepção acerca da moléstia Joaquim Romão Batista (Pai) com certeza estaria vivo com alegria não fosse esse tufão .

Com a volta de Cícero à cidade do Crato devido a morte do pai fez tudo imediato , ficou entristecido por ver o falecido ajudou no ornato .

Depois da morte do pai Cícero ainda ressentido , é levado a Fortaleza pelo tutor João Brígido pra o estudo reiniciar sem , "contudo" discordar por quem era mantido .

Com Coragem e destemido conduzindo uma malinha Cícero seguiu viagem em busca da praínha , que seria em Fortaleza seu futuro com certeza vestiria uma toquinha .

Viajando em montaria sob chuva e sol ardente Cícero otimista segue destino contente cheio de esperança com toda confiança vai até o sol poente .

Após sua chegada encontra Marrocos José seu primo e amigo com quem dialoga até falando de sua estada , pergunta como ele estava na sua missão de fé !

Próximo à sua ordenação o Padre Chevalier suspendeu seus estudos com muito desprazer , e sem consideração Cícero acha ilusão não podia acontecer .

Com muito sofrimento veio à sua ordenação voltou ao seminário essa era sua intenção ser grande sacerdote , porquanto tinha o dote era sua imaginação .

Com a sua humildade foi finalmente ordenado (30 de novembro 1870) pelo bispo Dom Luís , que era o indicado conforme a intuição Padre Cícero Romão seria o enviado .

Tão logo se ordenou tomou logo a decisão , pra sua terra voltar e fazer a pregação de sua primeira missa que era a premissa foi à sua intenção .

Partindo de Fortaleza viajando a cavalo , vinha já na certeza de todos esperá-lo pra o cerimonial que seria sem igual e iria encantá-lo.

Ao chegar da capital já com sua ordenação (01 de janeiro de 1871) é recebido com palmas pelo povo do torrão , era o Crato sem igual à sua terra natal , chegava seu campeão .

No altar ornamentado na igreja Matriz cumpriu sua promessa conforme o povo diz celebrou com todo amor perante Deus Nosso Senhor , pois , isso lhe fez feliz .

Após a primeira missa (08 de janeiro 1871) , passada a celebração , o padre foi ser professor era parte da devoção ensinava dedicado por todos era estimado amava a profissão .

Depois da festividade e de ter lecionado , é lhe feito um convite que o deixou abismado pelo professor Semeão sem nenhuma abnegação o padre e indicado .

Com muita simpatia o convite é aceito Padre Cícero viaja completamente sem jeito para na noite do galo sem vacilo , sem resvalo , se apresentar com respeito .

Nossa Senhora das Dores , padroeira do lugar no seu verdadeiro altar o padre foi divulgar seu maior ato de fé queria ele até com o povo propagar .

Um pequeno povoado era Juazeiro antigo tido "Tabuleiro Grande" terra onde fez amigo Padre Cícero Romão estendia sua mão nas benção do domingo .

A pequena capelinha cujo primeiro capelão Padre Pedro Ribeiro não fez nem objeção doado à padroeira a santa verdadeira do povo da região .

Ao lado da capela umas casas agrupadas com seis delas de tijolo as outras embuçadas somando vinte e quatro sem "cinema nem teatro" eram elas ajustadas ...

Seguindo o raciocínio havia mais adiante choupana feita de palha uma das outras distante aumentando a quantidade delas em desigualdade mantidas inconstante .

Antes do povoado só arvores existia m permitindo boa sombra para os que ali vinham de passagem no lugar podendo até descansar e, em seguida partiam .

Mais , muitos iam ficando com desejo de morar mesmo inexistindo casa , para eles se amoitar ficavam sob as árvores frondosas e inigualáveis o que faziam acomodar .

Eram arvores bonitas nascidas no lugar , tá ?

E , cuja formosura dizia o povo de lá sua altura descomunal e o dossel não tinha igual chamavam-se pés de Juá ...

Outras arvores formosas ainda não se falou belas pela natureza era um verdadeiro amor , altas de estarrecer só "Deus podia fazer " aquelas pés de tambor !

As terra arborizadas tidas "Taboleiro Grande" eram do brigadeiro , disso ninguém esconde Leandro Bezerra Monteiro (05 de dezembro 1740) o seu nome verdadeiro mandava igual a um conde .

Brigadeiro Leandro destinatário do Crato , nasceu no sitio Muquém de onde é filho nato veio pra cá confiante sendo mais um retirante , porque era o seu trato ...

As terras dessa faixa ficaram como herança para um de seus filhos conforme aliança feita no testamento , porque era pensamento sem guerra e embuança .

Nossa Senhora das Dores , padroeira do lugar , recebeu essas terras , para ele tutelar ; Joaquim Antônio Meneses e Luíz Teles , corteses , doaram como cautela .

Doação essa louvável que pra todos foi um teste dos filhos do Brigadeiro naturais do agreste ; o povo agradecido , porem , um pouco sofrido com a seca do Nordeste .

Para uma celebração chegava ao povoado (24 de dezembro 1871) sem saber o seu futuro , porque era convidado Padre Cícero Romão não cobrou nem um tostão e por Deus foi enviado .

Diretamente do Crato com destino ao povoado , montando um cavalo e por ser compromissado não botou dificuldade era novo em idade chegou dia combinado .

O objetivo dele era a celebração que vinha fazer aqui a convite de Semeão era a missa do galo e sem nenhum resvalo o padre fez o sermão .

Mantendo sua promessa o padre sempre vinha celebrar aos domingos , para manter sua linha fez uma evangelização junto a população e a historia caminha .

A primeira tentativa foi moralizar o lugar estabelecendo ordem para o povo acostumar exterminando confusões causadas por beberrões , para o progresso trilhar .

Quando o padre pernoitava na casa do professor na sala de escola , quando ficara confessor todo o dia cansativo essa foi mais um motivo fez tudo isso por amor .

Era já noite e dormia , quando teve uma visão um sonho provavelmente a voz surgia em adesão ele via Jesus Cristo conforme o que está escrito como primeira solução .

Jesus e os doze apóstolos entraram no recinto Jesus Cristo foi falando quero dizer o que sinto : estou muito magoado e também escabreado com o homem e seu instinto !

Procurei me esforçar pela salvação do mundo , mas se for desse jeito o tornarei moribundo ! Pra isso há justa causa não farei nenhuma pausa o pecado é imundo !...

E virando-se ao Padre Cícero disse-lhe com firmeza : pôe esse povo na pista no caminho da salvação pela sua orientação no pecado não persista !

Pela sua inteligência , o povo fez um pedido ao padre visitante o que foi atendido de maneira sensata sem nenhuma passeada ; ele fez compreendido .

O padre logo aceitou a solicitação feita vindo para o lugarejo (11 de Abril de 1872) com sua mãe satisfeita , Angélica e Maria tudo isso num só dia numa viagem perfeita .

Pessoas afortunadas procurarão ajuda o padre e à família que aqui vieram morar dando roupa e mantimento , para durar algum tempo até tudo normalizar .

Rosário de mãe de Deus foi por ele ensinado logo de sua chegada no pequeno povoado , fazendo ratificação à sua orientação , pra ninguém ser malogrado .

Quem beber , não bebe mais orientação para a paz quem matou , não mate mais cachaça com satanás quem roubou não robe mais quem mentiu , não minta mais com isso , sossego em paz .

Com tino de progresso Padre Cícero passou a se preocupar com a alfabetização dos meninos do lugar , que queriam se transformar , porque era uma solução ...

Como orientadora para eles ensinar chegou a professora , que ia alfabetizar àqueles pequeninos já com os seus livrinhos , para a aula começar ...

Era Dona Naninha professora contratada , pelo Padre Cícero aqui ficou hospedada , do Rio Grande do Norte veio aqui tentar a sorte , e logo manteve estada .

A "Beata Mocinha" por ela fora criada , que mais tarde veio a ser pelo padre estimado ; simplesmente governanta , que na casa mandava .

Tomando uma decisão a pedido dos fiéis , Padre Cícero decidiu prepara os papéis que iria antemão iniciar reconstrução sem gastar nem um mil réis .

Era a capela pequena , que não cabia mais ninguém e o povo insatisfeito já não se sentia bem com toda aquele arrocho faziam-no ficar coxo coisa assim não convém .

De acordo com a promessa a Igreja estava pronta e para inaugurá-la veja quem desponta ! Aquele com "força inteira" Dom Joaquim José Vieira o altar sacramentar .

Com um fato interessante Juazeiro e história , quando numa comunhão ainda esta na memória àquela transformação causando a todos sensação era mesmo uma glória .

Maria de Araújo era ela a beata , cujo pivor do milagre o povo e quem relata , quando Cícero Romão o padre da sagração fazia a coisa sensata .

A Hóstia virara sangue na boca da beata (06 de março 1889) escorria pela bata molhando um pouco a toalha ; se era algodão ou malha , isso não se constata !

Com muita passividade procurando se resguardar , Padre Cícero para não se resvalar guardou sigilo do caso fez o povo se calar .

Como reais testemunha , para elucidar o fato estiveram presentes três médicos ? "Exato" ! Que virão as transformações , uniram suas opiniões recusaram algum relato .

José Teles Marrocos , professor e jornalista , defensor do milagre colocou na sua lista , pra uma divulgação porque era intenção falar na imprensa escrita .

Fato foi polêmico causando grande transtorno , mistificando os fiéis crentes no assunto em torno gerando muito conflito com o padre sempre aflito sem saber o seu retorno .

Dom Joaquim José Vieira , bispo de fortaleza irritou-se com o assunto sem ver nada de clareza a um interrogatório preparado provisório o padre foi com certeza !

Composto por dois padres , o bispo fortalecido , enviou a Juazeiro a comissão sentindo , alguma coisa iria mudar por algum dia a história invertido .

Francisca A. Pereira e Clicério Lobo da Costa foram os padres escolhidos segundo a lei imposta vinha para observação cumprindo uma decisão da transformação da hóstia .

Os dois padres chegaram assistiram às transformações examinaram a beata e tomarão as decisões que nada houve da anormal era tudo natural , portanto não há sanções ...

O bispo inconformado procurou retificar o que os padres disseram fazendo intensificar o milagre acontecido forçando ser proibido querendo-o ratificar ...

Para uma nova comissão receber novos convites dois padres competentes sem pequenos limites , incomensuravelmente , escolhidos conscientes não se sentirão tristes ...

Os padres constituídos por Antônio Alexandrino e Manoel Cândido receberam do divino uma iluminação que seria a provação do povoado em destino ...

Agiram rapidamente convocando a beata , para uma comunhão pra eles nada constata ; não temos nada a declarar simplesmente só afirmar , que a coisa está compacta .

Após terem constatado os padres da comissão que não havendo milagre tampouco transformação procuraram se preparar , para fazerem viajar cumprindo assim , a missão .

Todos os padres crédulos no fato sobrenatural , procuraram se retratar por ordem episcopal mostrando publicamente que tudo era somente uma "estória sensacional" !

Mas uma grande punição para cumprir uma ordem foi dada ao Padre Cícero sem que houvesse desordem dos seguidores afeito fugiram dos seus conceitos a suspensão da ordem .

Visando melhoramento à sua independência conseguia Juazeiro pela sua imponência , Padre Cícero e prefeito (22 de julho 1911) a à vice-presidência .

Dois cargos ao mesmo tempo lhe são atribuído pela sua competência o único dos escolhidos para levar adiante o sofrimento constante dos povos combalidos .

Os bens que foram doados ao Padre Cícero foram entregues à igreja pela sua própria mão sendo os Salesianos , porque estava no plano os herdeiros da doação .

Ainda com lucidez ao completar os noventa anos Padre Cícero faleceu (20 de julho 1934) pelo que se comenta , hoje a casa é museu onde a hóstia recebeu o povo triste lamenta .

Após a morte do padre , Juazeiro foi crescendo , aumentando sua área como vinha acontecendo a cidade prosperou a devoção aumentou com o povo aprendendo .

Hoje pelo o que se sabe , Padre Cícero é conhecido mundialmente falando , por que sempre foi mantido como um conhecedor daquele verdadeiro amor do povo dele sentido .

Não houve canonização porque a igreja não quis , mas o padre é santo e o povo pede bis , nos corações ele estará sempre soube profetizar acontecimentos sutis .

A oração e o trabalho sempre foram defendidos por Padre Cícero Romão àqueles pobres sofridos , que vinham pedir ajuda com "alegria" aguda .pela seca eram torcidos .

Falar do santo padre é bom e nos envaidece o povo faz promessa e logo lhe agradece vem gente de todo o Brasil do mais humilde ao gentil , para fazer sua prece .

O sesquicentenário do Padre Cícero Romão foi muito aplaudido com grande repercussão os romeiros aos montões com pressa , sem impurrões , correndo para o sermão !

A festa como se sabe , foi deveras sem igual com discurso de elogios no salão memorial por oradores presentes outros fazendo repente s teve , portanto seu final .

Finalmente , agradeço à atenção dispensada pela leitura do verso , cuja história contada o padre "não faleceu" isso não aconteceu sua mensagem é lembrada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário