sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A presença de Jesus na palavra.



"Nós temos duas presenças reais de Jesus na eucaristia. Se eu não posso comungar, eu não estou privado da presença real de Jesus porque a palavra é presença real também. Cada vez que você lê o evangelho, você tem sacramentalmente a presença real de Jesus naquilo que Ele fala. É simples de você entender isso. Quando você recebe uma carta de alguém que está do outro lado do mundo, aquela pessoa não é real nas suas mãos no momento em que você lê a carta? Tudo aquilo que ela lhe diz...você consegue chorar, você se emociona com as palavras que foram escritas porque houve uma ponte, a distância foi superada. As palavras cumprem o ofício de fazer ser próximo aquele que está distante. A vida pode ser diferente a partir das palavras. O mundo pode ser diferente a partir das palavras. Tanto da palavra que a gente fala, quanto da palavra que a gente pensa, porque a gente sempre pensa também a partir das palavras. A presença de Jesus é real no evangelho. É como receber uma carta que faz chegar aquele que estava distante. Então toda vez que eu leio a vida de Jesus, eu estou diante de sua presença real. Cada vez que ela é proclamada dentro do contexto sacramental da liturgia eucarística então eu tenho a presença real de Jesus me impactando do mesmo jeito que a eucaristia pode nos impactar. Para muitas pessoas, as vezes é mais fácil sentir a presença real de Jesus na proclamação da palavra do que até mesmo na eucaristia, tudo depende da sensibilidade de quem está recebendo. Só que aí você tem que ter um cuidado a mais de no momento em que a palavra for proclamada, você faça ali a sua comunhão, você viva o seu momento de intimidade com Jesus. Isso é muito bonito, você perceber que a palavra estabelece pontes, a palavra faz chegar aquele que é ausente. E Jesus sempre vem para curar o nosso coração de todo processo de ausência e de sofrimento."

Padre Fábio de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário